Primeira papinha do Felipe

Por: Mayra A.

Que delícia de programa, a família reunida (faltou só o Pedro, que estava em um passeio com a escola e o papai, que estava trabalhando!) para preparar a primeira papinha do Felipe!

É impressionante como as crianças se sentem importantes quando são chamadas para ajudar. A Julia e o Chico já sabem que a primeira coisa que peço para eles é ir até a nossa mini hortinha escolher um tempero que eles acham que vai combinar. Hoje voltaram com uma cebolinha, porque acharam mais “básico”, já que era a primeira vez que o Felipe ia comer uma papinha.

1

Separamos os ingredientes e já estavam eles a postos, prontos para a ação!

2Julia começou a tentar tirar a casca da cebola e o Chico cheirou a cenoura. Pode parecer besteira, mas o envolvimento deles só tem a somar… Na convivência da família e na alimentação deles, que ficam cada vez mais interessados e curiosos. #dedinhosnacozinha

3A Julia, que já tem intimidade com a cozinha, pegou um ralador para descascar a cenoura, mas cuidado, este nunca deve ser usado na direção das mãozinhas, e sim apoiado na tábua (e com supervisão!).

4Em seguida eu piquei a cebola, a cenoura, o frango e a batata e eles ficaram acompanhando tudo. A Julia nem acreditou: “Mãe, vai cebola na papinha DE UM BEBÊ??”
E eu: “Claro filha, desde pequenininhos já podemos ajudar os filhos a desenvolverem o paladar, assim foi com você também…”
Refogamos a cebola e colocamos os demais ingredientes, água e fechamos a panela. Sempre colocamos pouca água, apenas o suficiente para que o vapor da água, fechada na panela, possa cozinhar os demais ingredientes, para que na hora de servir não tenhamos excesso de água e tenhamos que descartar seus nutrientes.

5
Depois da papinha pronta (receita aqui!) eu me diverti dando a primeira papinha do Felipe. Me diverti porque é o meu 4o filho e não esperava que ele comesse e nem que ele gostasse, então como a expectativa era zero, qualquer resultado seria ótimo.
As primeiras colheradas ele fez uma cara de nojo absouto, cuspiu e quase vomitou. No final até me surpreendi… Pelo que tudo indica este vai ser do time que come.
Dica para dar papinha: não coloque a colher de frente para a boca do bebê (na foto parece que está de frente, porque eu ainda ia virar), já que o reflexo da língua é empurrar a comida para frente. Coloque a colher pelo lado da boca e vá conversando com o seu bebê, explicando o que está acontecendo. Assim ele fica tranquilo, escuta a voz que tanto confia e adentra pela primeira vez no universo da culinária ao seu lado, numa boa. 🙂

last

 


Comentários :

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *