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O que beber?

Por: Equipe Mayra A.

Uma das dúvidas mais frequentes que escuto dos pais é sobre as bebidas vendidas no supermercado. Existem muitas opções… Suco natural, suco com açúcar, suco integral sem açúcar, néctar, bebida isotônica, chá, leite, água aromatizada, refrigerante, água de coco… O que afinal pode dar para as crianças?

A resposta é: com equilíbrio tudo pode!

Primeira coisa que eu gostaria de comentar é que a água infelizmente é pouquíssimo consumida pelas crianças e até pelos adultos. Por que não considerar mandar água no lanche, ou mesmo deixar a criança usar o bebedouro da escola? E no almoço? Por que não servir um prato balanceado com apenas água?

prato

E fruta? Por que será que os pequenos tem a maior dificuldade em comer frutas? Neste caso, será que os pais destes comem frutas?

Nada como ter uma fruteira cheia, perfumada e colorida a mão. Nossa sugestão é deixar as frutas sempre acessíveis, para que as crianças possam inclusive brincar, pois brincando se aprende.

Se as crianças tomassem mais água e comessem mais frutas provavelmente a indústria de sucos não teria tanto sucesso e este texto não faria sentido. Voltamos então ao velho discurso de educação alimentar e exemplo de hábitos saudáveis como solução de todos os problemas, o que seria hipócrita, considerando a rotina da nossa geração.

O que fazer então? Buscar o equilíbrio!

Tenha em mente que o ideal é beber água e comer frutas, orgânicas se possível. Água direto do coco também entra aqui, assim como o leite*.
Depois vem fazer um suco natural, chá natural ou água aromatizada em casa.
Depois comprar um suco natural pronto sem açúcar ou água de coco processada.
Depois o suco integral sem açúcar processado.
Por último vem os néctars, sucos e chás com açúcar, isotônicos e refrigerantes.

Já falamos aqui, que compartilhar refeições em família é a maneira mais poderosa de criar vínculos familiares, além de o único e mais forte fator apontado para atingir melhores notas e menos problemas de comportamento em crianças de todas as idades. Mais refeições em casa também geram menores índices de obesidade.

Perceba que mesmo os refrigerantes, últimos da lista, não precisam ser completamente proibidos. Uma coisa é incentivar o consumo, outra é banir completamente mesmo em situações festivas.
Lembrando que o maior legado que podemos deixar para nossos filhos é que compartilhar uma refeição em família é um PRAZER. Para isso, incentive o seu filho a ter uma alimentação saudável que permita alguns deslizes. Isso é humano 🙂

#porumageracaomaissaudavel #pequenosnacozinha

* Não estamos falando de crianças que ainda amamentam ou tem o leite como fonte exclusiva de alimentação.

Links relacionados:

Materia Folha de SP – 14/01/2015


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Suco de casca de abacaxi

Por: Mayra A.
sucoabacaxi_baixaweb
Receita desenvolvida exclusivamente para Escolinha Walita, foto Elisa Correa

Ingredientes

Cascas de 1 abacaxi (cortada em pedaços médios)
1 L de água (mineral ou filtrada)
3 a 5 folhas de manjericão fresco
2 a 3 colheres de sopa de açúcar ou mel para adoçar
Gelo

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e coar para servir.

Rendimento: 6 a 8 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo: 10 minutos

 

 


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